Correio electrónico (E-mail)


É o serviço usado com maior frequência e permite enviar mensagens através de computadores e outros dispositivos de comunicação de redes. Uma mensagem , em poucos segundos pode percorrer milhares de Km´s, entre continentes.
É necessário distinguir dois aspectos quanto ao seu funcionamento e utilização:
1º. Os , que permitem aos utilizadores compor, enviar, receber, arrumar e apagar as mensagens, como por exemplo o Microsoft Exchange, o Eudora, o Internet Mail, o Outlook, etc, e onde é necessário o utilizador fazer um registo prévio, para ter um endereço próprio.
2º. Os protocolos que estão na base do funcionamento deste serviço ,como por exemplo o SMTP, ou o MIME (Multipurpose Internet Mail Extension), etc, que permitem enviar ficheiros juntamente com o correio.
Para enviar mensagens é necessário conhecer também o endereço de e-mail do destinatário.
Um endereço de e-mail, por exemplo, é composto da seguinte forma:
magda @ mail.telepac.pt (endereço não válido) em que:

external image sumbul1a.gif
a 1ª parte, magda é o nome do utilizador,
external image sumbul1a.gif
@, lê-se at ou arroba,
Os passos para o envio de e-mail são os seguintes:
  1. Escrever a mensagem utilizando um programa de e-mail adequado.
  2. Depois de a mensagem ser endereçada e enviada, ela é codificada por um modem e enviada pela linha telefónica como um sinal analógico.
  3. A mensagem chega ao fornecedor e se este reconhecer o endereço como válido, a mensagem prossegue caminho.
  4. A informação circula pela Internet.
  5. A informação é recebida pelo fornecedor de serviços de acesso do destinatário e enviada para a sua caixa de correio electrónico.
  6. Quando a mensagem chega ao servidor do hospedeiro, permanece lá até o destinatário se ligar à Internet e ir ver a sua caixa de correio.
  7. Por fim o modem e o computador do destinatário descodificam a informação e este poderá então ler a sua mensagem de e-mail como ficheiro de texto.

=


Internet

História