POESIA


POEMA x POESIA

É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinónimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:
Poesia: Carácter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.1
Poema: obra em verso em que há poesia
"Se o poema é um objecto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe por si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objectiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objectivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objectivador do indivíduo-poeta." 2
O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).
1 - Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993.
2 - LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.





Poesia




A poesia revela sentimentos, estimula a imaginação e apela à sensibilidade.É uma forma muito particular e própria que cada um de nós tem de ver o Mundo e as coisas.
Para compreenderes melhor o texto poético é importante que tenhas algumas noções que te ajudarão a apreciar toda a sua beleza.





Verso - cada uma das linhas de um poema.

Estrofe - conjunto de versos. As estrofes têm nomes diferentes conforma o número de versos.
  • 1 verso - monóstico
  • 2 versos - dístico ou parelha
  • 3 versos - terceto
  • 4 versos - quadra

Rima - correspondência de sons nas sílabas finais dos versos. Também há versos soltos ou brancos em que não se verifica a correspondência de sons. no entanto, a rima é um elemento importante para o ritmo e a expressividade do poema facilitando, também, a memorização.

Ritmo - é dado ao poema pela combinação dos sons das palavras. Confere, ao verso, musicalidade dando expressividade ao poema e tornando mais agradável a sua audição.




in: http://estudamais8.blogs.sapo.pt/tag/poesia








RIMAS
Nome que se dá à repetição de sons semelhantes, ora no final de versos diferentes, ora no interior do mesmo verso, criando um parentesco fónico entre palavras presentes em dois ou mais versos.
|| Classificação quanto a
Tipos de rima
Posição no Verso
Interna ou externa
Semelhança de letras
Consoantes – rimam consoantes e vogais
Toante – rima apenas a vogal tónica
Distribuição ao longo do poema
Cruzadas – ABABAB
Emparelhadas – AA BB CC
Interpoladas – A ............... A
Misturadas
Categoria gramatical
Pobres (mesma categoria gramatical)
Ricas (categoria gramatical diferente)
Extensão dos sons que rimam
Pobres (identidade da vogal tónica em
diante)
Ricas (identidade desde antes da vogal
tónica)

In: http://www.sitedeliteratura.com/Teoria/rimas.htm